Março Lilás 2024 | Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí
Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí

Março Lilás - Prevenção ao Câncer de Colo do Útero

O mês de março marca um importante período na luta contra o câncer de colo do útero. A Rede Feminina de Combate ao Câncer promove o “Março Lilás”, campanha dedicada a informar e educar a população sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dessa doença que afeta milhares de mulheres em todo o mundo.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres, causado, em grande parte, pela infecção persistente pelo vírus do papiloma humano (HPV). Dados do INCA também apontam que aproximadamente 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. Trata-se de uma condição que, quando detectada em estágios iniciais, tem maiores chances de cura. No entanto, a falta de informação, acesso a cuidados de saúde e exames preventivos muitas vezes resulta em diagnósticos tardios, o que pode impactar negativamente o prognóstico.

A prevenção do câncer de colo do útero inclui duas principais estratégias: imunização por vacina contra HPV, especialmente tipos 16 e 18 presentes em 70% dos casos, e realização periódica de exames, como o Papanicolau, para detecção precoce de lesões HPV-relacionadas, permitindo tratamento antes da formação de células cancerígenas.

Sintomas como sangramento e secreção vaginal anormal, dor abdominal associada a questões urinárias ou intestinais, menstruação mais prolongada são indicativos de câncer do colo do útero. A identificação precoce desses sinais desempenha um papel crucial para o tratamento eficaz da doença.

Carmen Campelo, presidente da RFCC/PI, destaca a importância do cuidado com a saúde feminina, enfatizando a prevenção para detecção precoce de doenças.

“O câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres, por isso a urgência de falar sobre o cuidado com a saúde feminina. A prevenção é fundamental, incluindo a vacinação contra o HPV. Além da importância da realização regular de exames, fundamental para identificar doenças precocemente."