O último clico de palestras realizadas pelo Projeto Alertar da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) sobre o câncer de mama aconteceu nesta quarta-feira (30) na Faculdade de Ensino Superior do Piauí (AESPI/FAPI). O encontro seguiu a mesma proposta adotada nos debates desenvolvidos durante todo o mês de outubro e trouxe para os alunos da instituição uma manhã de aprendizado com o Dr. Sabas Carlos Vieira, especialista em oncologia e mastologia.
A estudante do 4º período de Enfermagem, Rawena Sousa, assistiu atentamente a palestra e relatou a riqueza de conteúdo trazida pelo especialista. “A palestra foi ótima, maravilhosa. O Dr. Sabas trouxe um assunto atualizado baseado em estudos atuais e foi assim, rica em detalhes e rica em conhecimento. Tenho certeza que nos saímos da palestra muito mais atentos a questão do câncer”, ressaltou.
Ela ainda relatou a importância de debater assuntos relacionados a doença no âmbito acadêmico. “A importância é muito grande porque ainda tem muitas pessoas que não se ligam muito para esse tema, então quanto mais a gente chamar a atenção e demonstrar a importância de fazer o exame para a prevenção e a detecção mais precoce possível para tratamento é melhor” relatou.
Para a voluntária Samara Martins, que há 17 anos acompanha e desenvolve atividades para a RFCC-PI, as palestras são relevantes a fim de esclarecer também o que é verdadeiro e o que é falso sobre o assunto. “A palestra foi surpreendente, lúdica. Foi uma palestra bem esclarecedora, bem descontraída. É importante levar mais informação para as pessoas em termos de mitos e verdades tanto sobre o câncer de mama como também sobre o câncer de colo de útero” contou a voluntária.
As atividades voltadas para a campanha nacional do Outubro Rosa foram finalizadas. Contudo, durante todo o mês de outubro foram disseminadas importantes informações para o combate e prevenção do câncer de mama. Em cada palestra foi semeado o conhecimento para que a população fique alerta a qualquer sinal que o câncer possa emitir, e por meio do diagnóstico precoce, aumentar as chances de cura.
Estatísticas da doença
Apesar de todos essas ações de prevenção realizadas não somente pela RFCC-PI, mas também por diversas instituições em todo o Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para todo esse ano de 2019 são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres.
Já para o Piauí, estima-se que o número de casos novos e das taxas brutas de incidência de câncer de mama feminina, por 100 mil mulheres é de 600 casos, sendo 250 somente na capital Teresina.