Junho rosa, verde e roxo 2021 | Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí
Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí

RFCC-PI apoia campanha laço rosa, verde e roxo que atua no combate ao câncer de bexiga

O câncer de bexiga é um dos tumores mais comuns do trato urinário e em nível mundial é o nono mais comum, com cerca de 430 mil novos casos no ano de 2018. Os fatores que aumentam a incidência desse tipo de câncer são a idade e a raça. Geralmente homens brancos e de idade mais avançada fazem parte do grupo com maior probabilidade de desenvolver esse tipo de doença. O tabagismo também pode aumentar muito o risco e está associado em 50% a 70% dos casos.

A bexiga é um tipo de músculo e tem como função armazenar e eliminar a urina produzida pelos rins. A origem do câncer de bexiga acontece no revestimento interno do órgão, na camada superficial, e pode se espalhar pela parede da bexiga, pelos gânglios linfáticos ou pelo sangue. Os principais sintomas do câncer de bexiga são sangue na urina e dor ao urinar.

Diferente das demais campanhas de combate ao câncer, a campanha contra o câncer de bexiga reúne três cores: o rosa, o verde e o roxo. Durante o mês de julho a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) presta apoio a essa campanha e aos pacientes que estão no tratamento contra o câncer de bexiga.

A cor rosa é a que vibra o amor e enaltece a beleza feminina. Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sanguíneo.

Já a cor verde representa a natureza, o equilíbrio, a paz e a harmonia. Além de agir no coração e na pressão sanguínea proporcionando um sentimento de renovação.

E por fim a cor roxo, que por sua vez, aumenta o magnetismo pessoal e também atua de modo mais tranquilizante no sistema nervoso, exercendo efeito calmante.

Fonte: Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Palmas.