Junho Vermelho 2022 | Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí
Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí

Rede Feminina de Combate ao Câncer estimula doação de sangue para pacientes oncológicos no Junho Vermelho

A doação de sangue é um ato solidário simples e transformador na vida de quem recebe. No dia 14 deste mês, celebra-se o dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o Junho Vermelho visa estimular e conscientizar a população sobre a importância das pessoas se tornarem doadoras de sangue. Este é um gesto rápido, seguro e, sem dúvidas, essencial, já que uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas. A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) potencializa suas ações neste mês, visando alcançar o maior número de pessoas aptas a doar. É uma corrente do bem, de amor e, principalmente, de promoção de vida.

Importante relembrar que não há outro substituto para o sangue. Diante disso, se os estoques reduzem significativamente, isso quer dizer que muitas vidas podem ser perdidas. Diariamente, as pessoas precisam de sangue, por diferentes motivos: tratamentos contínuos, acidentes e cirurgias. Pacientes acometidos por leucemia ou anemia, por exemplo, periodicamente necessitam de transfusões de sangue para garantir um tratamento adequado. Isso tudo só é possível a partir do ato solidário de cada um que tem aptidão para contribuir efetivamente por meio da doação.

Para ser um doador ou doadora de sangue é bem simples. Primeiro, todos os voluntários à doação de sangue devem passar por uma triagem para que seja avaliada a condição de saúde e, consequentemente, sua aptidão para ser um doador. É preciso estar com a saúde perfeitamente em dia. Após isso, é preciso estar atento à idade: pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem se candidatar. Contudo, a primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Quanto aos interessados que possuem idade entre 16 e 17 anos precisam ter autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentar o documento de quem assinou a autorização na hora de doar. Atendendo a esses critérios, basta se dirigir a um posto de coleta, como o Hemopi.

Carmen Campelo, presidente da RFCC- PI, reforça que é preciso pautar este tema durante todo o ano. “Este mês, de fato, potencializamos nossos esforços para alcançar toda a população quanto à necessidade de ser um doador de sangue. Iremos, em nossas ações diárias, sensibilizar as pessoas para iniciar esse ato de caridade e, além disso, visamos estimular cada vez mais quem já é doador para continuar praticando esse gesto lindo, simbólico e transformador”, externa a presidente. Ela ainda acrescenta que a Rede Feminina desenvolve projetos continuamente estimulando a população a ajudar nesta luta pela vida.

Acesse o site redefemininapi.org.br ou o Instagram @redefemininapi e saiba como ajudar nesta luta pela vida e amor.